sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

1001 filmes para ver antes de morrer

Hoje finalmente decidi seguir a lista do filme 1001 filmes para ver antes de morrer.
Eu como uma amante de filmes não podia ficar de for a dessa lista e até hoje não sei o por que de eu ter demorado tanto para começar logo essa lista.
Eu ganhei o livro no final de 2013 em um amigo secreto no meu antigo trabalho e simplesmente me apaixonei pela lista e prometi a mim mesma que um dia teria realmente assistido todos os filmes daquela lista e vou tentar o meu maximo para conseguir esse feito.

 
 
 
E o primeiro filme é Le Voyage Dans La Lune de 1902, feito na França e dirigido por Georges Méliès que tem como capa a famosa cena da lua chorando por que um foguete caiu em seu olho direito.
Esse filme foi um marco na historia do cinema, primeiramente pela qualidade das imagens feitas e mais ainda pelos efeitos especiais que foram criados pelo diretor e que até hoje são considerados inovadores e reproduzidos.
O filme tem em torno de 15 minutos, é mudo e preto e branco (claro). E como em qualquer filme mudo e preto e branco a ação é mais presente e chega a ser até mesmo exagerada, principalmente quando alguem esta nervosa ou dando risada.  É igualmente aquele estilo de filme que você mais imagina o que está acontecendo e o que eles estão falando, parte que normalmente eu tenho problemas,pois sempre imagino algo que não está no script.
A sinopse é que um grupo de pessoas (pessoas bem interessantes alias, adorei ver que em 1902 mulheres já estavam usando shorts, mas mesmo assim não deixa de ser surprendente) e todos eles estão em uma grande discussão e logo já aparece pessoas trabalhando em um foguete e pessoas entrando nesse foguete e indo para a lua. A lua não é nada com o que conhecemos hoje em dia, pelo contrario lá existe florestas e animais selvagens, tanto que eles são forçados a voltar para a terra.
O que achei - Tecnicamente, o filme é realmente interessante e impressionante, eu que adoro ver filmes bem antigos e imaginar que todas aquelas pessoas já não estão mais vivas, realmente me surprendi com o resultado.
E posso até realmente dizer que foi um dos melhores filmes mudos que já vi, pela ação e pela criatividade. Pessoalmente gostaria de saber como seria o cinema se a França fosse ainda a capital do cinema, pois depois da primeira Guerra tudo mudou, inclusive a capital do cinema que virou Hollywood.
Number one completed, 1000 to go.
 
 
 

Um comentário:

  1. Geeeeeeeeeente, que coragem pra ver tantos filmes assim! Um dia eu chego lá!

    ps: não sabia que você tinha blog! adorei!

    ResponderExcluir