quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

  E hoje, continuando meus textos sobre os 1001 filmes para ver antes de morrer, falarei sobre o filme Horizonte Perdido, (Way Down East) de 1920 ( ebaaa, cheguei aos anos 20), dirigido por ele, o homem o mito, D.W.Griffith e estrelado por Lilian Gish (já fiz uma biografia dela, se você quiser olhar, está aqui )
  Bom, para começar, eu tenho que pedir desculpas, pois nesse carnaval eu não assisti nenhum filme e nem tinha conseguido terminar esse antes de ir viajar. Com o fim do carnaval, finalmente consegui,
  Sinopse: O filme começa com uma mãe e uma filha percebendo que elas estão completamente sem dinheiro e que elas tem que pedir dinheiro emprestado para uma prima rica. Chegando na casa da prima, a menina se encanta pelo filho dessa prima, um homem do pior tipo possivel, que só pensa em seu próprio prazer. Quando os dois se conhecem, ele já olha para ela sabendo que ela será uma nova conquista para ele, tanto, que ele forja um casamento com ela.
    Para surpresa de todos, a menina engravida e claro que o homem a abandona quando descobre e revela a verdade do matrimonio. E para o desespero da menina, a criança more. Sozinha, sem dinheiro e triste, a menina parte para achar trabalho, quando uma familia da fazenda a acolhe. O filho dessa familia se encanta com a garota, enquanto ela, com o coração partido, só o repele.
    Enquanto isso, uma pessoa do passado irá voltar só para sempre lembra-la de seu passado.
 Meus Comentarios: Sem sombra de dúvida, esse é o melhor filme até agora. É a frente de seu tempo, é intrigante, tem uma fotografia linda, é quase feminista e alem de tudo, os atores melhoraram muito nesses cinco anos desdo primeiro filme que vi do D.W Griffith.
     Lendo a minha sinopse, não dá para perceber que o filme é a frente de seu tempo como eu disse, mas se você assistir até o filme, verá que é, e muito. Por ser nos anos 20 e por ser sobre um tema que era um tabu na época, uma mulher solteira e com um filho, o filme mostra muito bem a intolêrancia que isso acarretava e como normalmente a mulher não tinha culpa nenhuma e pior, como as pessoas julgavam essas pessoas, sem ao menos se importer.
    Não posso deixar de comentar de como o figurino e principalmente o figurino da festa são lindos, como esse é bem o começo dos anos 20, já dá para ver as Flappers (melindrosas), com boquinhas pintadas e cabelo bem curtinho. Coco Channel estava aparecendo na praça.
    O filme tem tambem um núcleo de comédia, que até tem um ator que parece o Popeye. Esse é o primeiro filme da lista que tem cenas de comédia, que considerando que era anos 20, eram bem sútis e infantis, quase como Chaves, fato que me agrada
    Recomendo este filme para muitassss pessoas, principalmente os brasileiros, que adoram julgar as mulheres. 
    Terminei o meu oitavo filme da lista, e por incrivel que pareça, estou começando a gostar realmente dos filmes mudos, que apesar de serem antigos, tem mais sentimentos do que muitos de hoje em dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário